domingo, 7 de março de 2010

Viver os Sonhos de Deus

Posted by Atleta em Cristo On 12:15 1 comment



Viver os Sonhos de Deus

Jesus disse: “Porque aos homens é impossível, mas a Deus tudo é possível” (Mt19: 26)
I have a dream(Eu tenho um sonho)...dizia o Pastor e Presidente Norte-americando, Dr. Martin Luther King, Jr. Um sonho ousado e corajoso diante de um cenário altamente racista e individualista. O Sonho da unificação entre negros e brancos, homens e mulheres, um sonho que visava o bem de todos. Um sonho altruísta e abençoado. Um sonho realizado!


-  Bons sonhos são altruístas e não egoístas
-  Bons sonhos visam o reino de Deus e não o deus desse reino[século]

Muito se tem dito e mencionado sobre os sonhos. Vale uma busca atenta e minuciosa entre os próprios blogueiros irmãos em Cristo e encontrará um material abençoado sobre isso. É um tema muito usado tanto no meio espiritual, quanto ao aspecto psicológico, moral e sociológico quanto filosófico por alguns mais instruídos, proferido pelos principais escritores e promissores da Auto-ajuda. Eu particularmente não tenho nada contra a Auto-ajuda, mas prefiro obter  a Ajuda do Alto através da Palavra de Deus, que graciosamente nos instruí sobre os sonhos, através da vida de muitos homens e mulheres de Deus, como ex: Ana, Jacó, José, Davi, Ester, etc...

Leitura do livro de 1 Samuel 1:19

Aprendendo com Ana alguns aspectos dos sonhos para a nossa vida.
  •  Lidando com sua auto-estima, auto-imagem. ( Ana era estéril, 1 Sm 1:2 )
Ana sonhava em ser a mãe do Messias como toda judia. Enfrentava as zombarias da sua rival diariamente e a humilhação pública de ser considerado a ovelha-negra, a amaldioçada por Deus dentro de seu contexto sócio-cultural.
  • Ela não se conformou com a situação. ( Como está sua vida espiritual, financeira, familiar?)
Talvez você diga que não é o único nesse mundo com esse problema. Se absorve da sua insignificância junto ao coletivo e se conforma. E quem se conforma estagna. Conformismo é a evidência de uma vida sem propósito, paixão e sonho.
Já dizia o Pastor Josué Gonçalves: Agradecido sempre, conformado nunca!  
  •   Ela não desistiu do seu projeto de família diante do impossível, a esterilidade.
Reconhecia a sua fragilidade mas sabia e confiava que o Senhor podia reverter a sua situação. Sabia que não era normal ser uma estéril, sabia que não era normal ter que dividir o seu marido com outra mulher. Tinha uma rival dentro de casa somente para parir os filhos e continuar a linhagem da família, e isso não era normal, não para um Deus que fez as coisas corretas e não precisa da leis dos homens para dar uma forcinha. Ana sabia que a família era um projeto de Deus e lutou por esse objetivo com humildade e perseverança.  
  • Ela não desistiu da vida caindo em depressão arruinada por pensamentos suicidas, desânimo, decepção consigo mesma e culpa.
Todos os dias surge um matador de sonhos. É uma frase desencorajadora de alguém no trabalho, ou até dentro de casa. Como José, Ana tinha os seus sonhos e compartilhava entre os seus, mas até o seu próprio esposo não compreendia a simplicidade e necessidade desse sonho tão altruísta. (1Sm 1:8) Ana podia se deixar levar por sua incapacidade atual e deixar de mudar seu futuro...  
  • Ela não saiu da presença do Senhor
Não poucas vezes sentimo-nos desestimulados por sonhos frustados. Parece tão distante da nossa realidade que nos esquecemos que é na presença do Senhor que encontramos refúgio, força, fé e perseverança. Deixamos de frequentar o corpo de Cristo, a reunião de oração, a alfabetização espiritual e se afastamos da presença de Deus. Ana se colocou na presença de Deus, e por muitos anos se humilhava, e se colocava a disposição do Senhor.  
  • Ela não deu o seu jeitinho e nem efetuou justiça com as próprias mãos.
Ana de maneira alguma invejava a situação da sua rival. Ana concentrava-se naquilo que Deus poderia fazer na vida dela. A bíblia diz: ame os seus inimigos, ore pelos o que te perseguem. Muitas vezes desejamos o sucesso dos outros, os invejamos. Aos ímpios não arrependidos, disparamos as nossas vozes farisaícas e dizemos que eles não merecem a benção, e que nós por sermos filhos temos o direito. Quando na verdade a bíblia diz: ''que a chuva cai sobre os ímpios e justos'', e que a justiça somente é que pertence ao Senhor(1 Sm 25:28,  Rm 12: 17 -21, Dt 32:35)  
  •  Ela ousou sonhar grande.
A bíblia diz que Elcana, o marido, menciona para Ana se ele não seria melhor do que 10 filhos? (1 Sm 7:8). Se o amor dele não era suficiente? Conjecturando o texto bíblico, podemos imaginar que se pudesse, Ana desejaria ter 10 filhos, construir uma família grande e numerosa, amando e servindo a Deus de todo o coração, ou até quem sabe, um desses ser o Messias prometido. Uma vida de impossibilidades sonhar com 10 filhos, é digno de um sonho ousado.
O número 10 na bíblia também indica a provação humana, resistência, dificuldade, o que nos leva a pensar que era realmente uma situação complicada e sem qualquer perspectiva sob os olhos de Ana, mas nunca sobre os de Deus.

"Pede-me ,e eu te darei as nações por herança,e os confins da terra por sua possessão." (Sl2:8)
''Servo bom e fiel foste fiel no pouco então no muito te colocarei'' (Mt25: 21,23)
 

Não foi difícil tirar Israel do Egito. Difícil foi tirar o Egito de dentro do coração Israelita.

Recomendações aos Sonhadores -

. Escutar a voz do coração não é garantia de sonhos dados por Deus. (Pv 16:1-2, Jr 17:9)
. Há sonhos de Deus[como no caso de José] e há projetos do coração do homem[como no caso de Davi] (Gn 37:5,9)
. Mesmo que profetizado por um homem de Deus (2Sm 7:3), reavalie os sonhos mediante a Palavra e oração. (Sl119:105; Sl 25: 10, 14-15,)
 . Natã foi o profeta auto-ajuda na vida de Davi(2Sm 7:3), mas usado por Deus para desfazer a profecia em relação ao que Davi desejava e sim ao seu filho, Salomão. (1Sm 7: 5-17)
. Seja sensível ao Espírito Santo. Se Paulo tivesse acreditado no seu sonho de pregar na Ásia, e não obedecido ao Espírito, não teria espalhado com a velocidade a divulgação do Evangelho. (At 16:1-9).  
.Busquem e desejem os dons espirituais, assim como tua Palavra. (1 Co 14. Rm 12:2)

Viver de 'sonhos' é bom, não é pecado, não paga pedágio,
Mas bom mesmo é viver os sonhos de Deus mediante sua Palavra e seu Espírito Santo. Pois se nEle confiamos, nEle depositamos todas as coisas.  E então ele agirá por meio de nós.
(Sl 37:4-7,  Ef 3:20).
Nele, em que podemos relaxar e compreender que tudo estará conforme o seu bom e eterno propósito.

''Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o ama, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito''  (Rm 8:28)

Louvado seja o Nome do Senhor.

Thiago Schmidel.

1 comentários:

Por favor orem por mim e por Josias Oliveira. Ficamos noivos com planos para casarmos em 01/05/2012. Agora ele quer desistir. Estou muito triste pois creio que ele é a resposta de Deus para minha vida sentimental. Tenho 40 anos e nunca tive um relacionamento sério, mas buscava em Deus alguem para formar uma família. Eu creio e preciso de um milagre e testemunharei esta vitória em nome de Jesus Amém!

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...