sexta-feira, 9 de abril de 2010

Arca de Deus, benção e maldição.

Posted by Atleta em Cristo On 15:03 No comments



Arca da Deus, benção e maldição.

Sou fascinado pela sabedoria de Deus no velho testamento e todo cuidado ritualístico nas construções das arcas, templos, tabernáculo, etc. Toda medida, altura, comprimento, cor e material, locais, vestimentas, utensílios. Tudo isso sempre me fascinou mas também me confundiu no início de minhas leituras bíblicas. Nada parecia fazer sentido algum, e Deus parecia ser mais um tirano, um ditador de ordens e jeitos, sem ao menos explicar o porque de cada exigência e detalhismo.


Um dos meus heróis israelitas prediletos é Davi. Não o Rei Davi em si, mas o poeta Davi e o ex-plebeu homem Davi que por um longo tempo foi a representação de autoridade somada a simplicidade e humildade, que fez dele um representante quebrantado e reconhecido pelo próprio Deus EU SOU como: o homem segundo o coração de Deus.

Tal episódio na vida de Davi diz à respeito a ARCA DA ALIANÇA, a Presença de Deus, que foi construída ainda nos tempos de Moisés e que seguiu gerações conseguintes.

2 Sm 6:12: ''E disseram ao rei Davi: o Senhor tem abençoado a família de Obede-Edom e tudo o que ele possui, por causa da arca de Deus''.

Perguntas importantes: Quem pode conduzir a Arca? Qual o propósito da Arca? Que responsabilidades a Arca nos propõe? Benção do Senhor ou Senhor da Benção?

SIMBOLISMO É AMPARADO PELA PALAVRA.

40 Anos atrás, contemporâneo ao Profeta Samuel ( 1Sm 3:19) o povo Israelita ao se defrontarem contra o povo filisteu e estavam perdendo a batalha, então repararam que estavam sem a Arca, que jazia em Siló, e mandaram buscá-la(1 Sm 4:3). O povo então vibra e saltita com a presença da Arca no acampamento, e temerosos mas não covardes os filisteus(ímpios e sem pacto com Deus) continuaram a batalha e venceram o povo israelita.

Porque eles perderam a batalha? A Arca se tornou maldição? Como se apropriar desse simbolismo?

Essas perguntas são importantes pois respondem os questionamentos. Devemos perguntar mais vezes para oxinegar o nosso cérebro e produzir novas idéias, conforme o Espírito nos revela, e Davi fez isso(1 Sm 6:9).

40 anos antes como mencionamos antes, esse povo israelita perdeu a batalha. O sacerdote responsável em guiar o povo na santidade e no temor do Senhor, Eli, já não tinha compromisso mais algum e por isso o povo pereceu, não se preparou espiritualmente conforme as ordenanças do Senhor para a batalha, tinham a representação mas não tinha a essência, tinham a bíblia mas não os mandamentos obedecidos, tinham os cultos mas não adoração, tinham religião mas não tinham espiritualidade. E essas batalhas israelitas representam as nossas batalhas do dia-a-dia, as dúvidas quanto ao caráter de Deus, quanto suas bençãos e justiça, as esperas, angústias, raivas, favor.
A Arca do Senhor havia sido tomada pelos filisteus, e Davi agora Rei queria restaurar essa que significava a Presença, A Glória e o Poder do Deus de Israel entre o povo. Vejamos, Davi já era um representante da Graça de Deus, pois o Senhor estava com ele( 2 Sm 5:10,12), mas diferente de Saul ele queria que todo o povo, a congregação, fossem um só pelo Deus de Israel. Depois de rodar em território felisteu ferindo e causando temores(1Sm 5:11-12,6:19), a presença de Deus que é a Arca pousa sobre a casa de Abinadabe. Ali em Quiriate-Jearim, território israelita permaneceu 20 anos e produziu muitas bençãos, pois Samuel conduzia o povo a exortação, súplica, clamor, quebrantamento. (1Sm 7:3,8,10).
Mas Davi procura e deseja trazer para Jerusalém, na Cidade de Davi, a Arca de Deus, pois ali é o seu lugar. Convoca 30.000 guerreiros valentes pra trazer a Arca.

2 Sm 6:6-9 ''Quando chegara à eira de Nacom, Uzá esticou o braço e segurou a arca de Deus, porque os bois haviam tropeçado. A ira do Senhor acendeu-se contra Uzá por seu ato de irreverência. Por isso o Senhor o feriu, e ele morreu ali mesmo, ao lado da arca de Deus...e Davi ficou contrariado e com medo do Senhor...''

O UNGIDO E SUAS RESPONSABILIDADES


Após esse episódio Davi ficou com medo e temeroso. Davi levou a Arca até Obede-Edom e ali permaneceu por 3 meses, e o Senhor o abençoe e a toda sua familia(1 Sm 6:11)
Porém Davi que era um adorador sábio e inteligente, procurou nas Escrituras(que representam os profetas e as leis) saber sobre o jeito de Deus e as responsabilidades aos homens. Davi então perde o medo por saber através das Escrituras a vontade de Deus e o seus mandamentos, e então Davi leva com louvor e alegria a Arca de Deus até a Cidade de Davi, onde o povo se reeunia e contemplava com temor e gozo a glória do Deus de Israel. (1Cr 15:2, 11-15)
Nós também estamos ungidos e temos nossas responsabilidades. ( Rm 6:17-22;12:1-2)

A ARCA E SEU CONTEÚDO

. Pote de Ouro que contém o Maná...Representa Jesus: Eu sou o pão vivo descido do céu. (Jo 6:32-35)
. Vará de Arão representa cada um de nós....Representa Jesus: Eu sou a videira verdadeira e vós os ramos. (Jo 15)
. As tábuas de Lei representam a Justiça de Deus sobre os homens.
. Sobre a Arca o propiciatório onde o Sacerdote colocava sangue. Deus olhava para a Lei e os mandamentos, as varas fora dos mandamentos, as vidas sem retidão e reverência, e então efetuou Justiça em Jesus....e o Sangue representa o Sangue de Jesus, o sacrifício. (Rm 1:16-17, 3: 19-26)

A ARCA E A CRUZ

. As duas varas cruzadas representam a CRUZ DE JESUS
. As argolas por onde passam as varas representam OS PREGOS, onde Jesus foi fixado na cruz.
. A arca foi feita de cetim...e Jesus foi morto no MADEIRO de cetim.



CERTEZA DA BENÇÃO

. Se estamos amparados pela Palavra, que é Jesus. (Jo 1:1-5; 1Jo 5;Sl 33:6; Is 55:11)
. Se estamos purificado pelo Sangue, que é de Jesus. (Hb 9:11-28; 1Jo 1:7; Mt 26:28 Ap 7:14)
. Se estamos fazendo do jeito de Deus, que não é intenção religiosa, é espiritualidade consciente.
. Tenhamos um ajuntamento espiritual em nome de Jesus. (Mt 18:19,20; Lc 24:49, 52; Ef 5:18-21)
. Alimente-se da Ceia, que é o Corpo e o Sangue de Jesus, pois é feito é sua memória. (Mateus 26;26-29, Marcos 14:22-25, Lucas 22:19-20, I Coríntios 11:23-26)
.Não é por força, nem violência, mas pelo meu Espírito. (Zc 4:6)

CERTEZA DA VIDA ETERNA

. Sem padroeiros. Jesus único intercessor. (Jo 14:6, Hb 7: 26)
. Sem pactos ou sacrifícios além de Jesus.  (Mt 4: 10)
. Sem reencarnação. Única vez morrer e após o juízo final. (Jo 14:6; Hb 9:27)
. Através do Batismo no Espírito.  Jesus é quem batiza. (Mt 3:11)
. Crer e Batizar (Mc 16:16; At 16:30-33)

Sejamos condutores temerosos e comprometidos com a Arca do Senhor, vencendo as batalhas visíveis e invisíveis, mas sobretudo guiando a nação a santidade, até a volta do Senhor.

Thiago Schmidel, Magdeburg-Alemanha.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...