quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Série Evangelho de Mateus: A Tentação de Jesus x A Tentação de Todos Nós

Posted by Atleta em Cristo On 12:04 1 comment


A tentação de Jesus por Satanás foi uma tentativa de desviá-lo da perfeita obediência à vontade de Deus. Note que Cristo em cada caso submeteu-se à autoridade da Palavra de Deus, ao invés de submeter-se aos desejos de Satanás (vv. 4,7,10). Vale lembrar que Jesus relembra Moisés no deserto com o povo atrás dele. Toda a responsabilidade e juízo estavam sobre a vida de Moisés, e as semelhanças são enormes porém Jesus agora ressalta que Ele é quem conduzia o seu povo no deserto do Velho Testamento, e Ele é quem conduz o seu povo no deserto do Novo Testamento.  A rocha que Moisés bateu e jorrou água é Jesus. O Pão que desceu dos céus é Jesus. A carne das condornizes é Jesus. A nuvem de dia, o fogo a noite, enfim...tudo se cumpre em Jesus. Como representante do homem ele não poderia empregar nenhum outro meio para vencê-la além do de um homem cheio do Espírito Santo (ver Êx 34:28).

Que podemos aprender na tentação de Cristo?

1 - Satanás é o nosso maior inimigo. O cristão deve estar consciente de que está numa guerra espiritual contra os poderes malignos invisíveis porém claramente reais ( Ef 6:11,12)

2 - Sem o devido emprego da Palavra de Deus, o cristão não pode vencer o pecado e a tentação conquanto a sua limitação decorrente da queda, a sua auto-salvação, justificação e invalidez o torno inapto a vencer sem usar as armas certas.

a) Reconheça que mediante a Palavra o cristão tem poder para resistir a qualquer sedução que Satanás lhe apresente (Jo 15:3,7).

b) Coloque (i.e, memorize) a Palavra de Deus na sua alma e mente (Tg 1:21) para não pecar contra Deus e nem contra a si mesmo.

c) Medite nos versículos memorizados, de dia e de noite (Dt 6:7, Sl 1:2; 119:11)

d) Repita a passagem memorizada, para si mesmo e para Deus, no momento em que você for tentado (vv.4,7,10).

e) Reconheça e obedeça ao impulso do Espírito Santo para obedecer à Palavra de Deus (Rm 8:12-14; Gl 5:18).

f) Envolva todos estes passos com oração (Ef 6:18)

PASSAGENS PARA MEMORIZAÇÃO EM CASOS DE TENTAÇÃO:

- Tentação em geral (Rm 6 e 8)
- Tentação para imoralidade (Rm 13:13-14)
- Tentação para a mentira (Cl 3:9; Jo 8:44)
- Tentação para o mexerico, fofoca (Tg 4:11)
- Tentação a desobediência dos líderes espirituais (Hb 13:17)
- Tentação ao desânimo (Gl 6:9)
- Tentação ao medo do futuro (2 Tm 1:7)
- Tentação a concupiscência (desejo ardente ou sexual) (Mt 5:28)
- Tentação por desejo de vingança (Mt 5:38-42; 6:15)
- Tentação na alma por negligenciar a Palavra de Deus (Mt 4:4)
- Tentação por uma preocupação financeira (Mt 6:24-34; Fp 4:6,19)

1 comentários:

Sabemos que Deus nós dará por herança a morada no céu, más poucos crentes falam sobre o céu, e mais facil falar de cura libertação e outras coisas mais.
Céu é o lugar onde todos aqueles que obedeceram a palavra da verdade e estão com seu nome escrio no livro da vida vão herdar, lá não pagaremos aluguel, agua, luz etc.
vale apena lutar p...ara estar lá o céu é real.......Veja o que Diz Apocalipse 21
E VI um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.

E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.

E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.

E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.

E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.

E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.

Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.

Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicários, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...