sábado, 31 de julho de 2010

Felicidade Humana e a Glória de Deus

Posted by Atleta em Cristo On 16:07 4 comments



''Deus é mais glorificado quando você está mais satisfeito nEle'' John Piper

Versículos: Sl 37:4; Jo 15:7; Fp 2:13 

Felicidade na visão do Mundo x Felicidade na visão de Deus


Visão do Mundo: Felicidade é tudo o que se pode ter, desejar, possuir. É um conjunto de realizações adquiridas exteriormente através dos próprios esforços. É o preenchimento de um vazio em nós por algo que nosso coração desejou, recebeu, completou. Engloba-se consumismo, capitalismo, egocentrismo, toda e qualquer forma de sentir-se completo por algo além de si mesmo.

'' De que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder sua alma? Ou, o que o homem poderia dar em troca de sua alma?'' Mc 8:36

Substituamos o substantivo alma por felicidade e entenderemos melhor esse contexto no qual Jesus estava expondo sobre morte e ressurreição, salvação e renúncia.

'' Não me neguei nada que os meus olhos desejaram; não me recusei a dar prazer algum ao meu coração...Contudo, quando avaliei tudo o que as minhas mãos haviam feito e o trabalho que tanto me esforçara para realizar, percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento...'' Ec 2:10-11

O livro de Eclesiastes tem lições preciosas à respeito da Vaidade,  conquistas pessoais,  sabedoria, insensatez, futilidades da vida, sentidos da vida,  temor a Deus sobre todas as coisas. Se os atletas da vida dedicassem um pouco de seus tempos preciosos, aprenderiam uma dose de disciplina que nenhum instrutor, treinador poderia lhe oferecer.

Visão de Deus: A bíblia nos responde. Andar como Jesus andou, fazer o que Ele fez, amar o que Ele amou, perdoar quem Ele perdoou. Jesus nos aponta o caminho da Felicidade...cruz, sacrifício, renúncia, perdão, humildade, liberdade, Verbo Encarnado.

''Deleita-se no Senhor e ele satisfará os desejos do seu coração'' Sl 37:4
 
''Bem aventuranças'' de Mt 5. 
 
'' ...mas eu [Jesus] vim para que tenham vida e a tenham em abundância'' Jo 10:10

Certa vez, Jesus reunido com os discípulos,  fortalecendo-os sobre o que haveria de vir, sua morte e ressurreição, falou à respeito daqueles que serão consolados pelo Espírito Santo se permanecerem nEle, e obedecerem sua Palavra, isto é, andando como Ele mesmo andou.

'' Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo senão permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim. Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa algum....Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido. Meu pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto, e assim serão meus discípulos. Como o pai me amou, assim eu os amei, permaneçam no meu amor. Se vocês obedecerem os meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço. Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa. O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno. Já não os chamo de servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido. Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome. Este é o meu mandamento: Amem-se uns aos outros '' Jo 15: 4- 16 
Bençãos da Felicidade em Cristo Jesus -

. permanecer no amor verdadeiro v. 9,10
. alegria completa  v.11
. ser livre do egocentrismo  v.13
. amigos de Jesus   v.14
. prosperar onde estiver  v.16
. coração humanizado   v. 17

O que tem haver a Felicidade de Jesus [Deus em carne] com a Glória de Deus? O que tem haver andar como Jesus andou e glorificar o nome do Senhor?
 
Criados para a glória de Deus -

''Trazei meus filhos de longe, e minhas filhas das extremidades da terra, a todo aquele que é chamado pelo meu nome, e que criei para MINHA GLÓRIA, e que formei, e fiz''  Is 43:6
. Perdão é glorificar a Deus
. Renúncia é glorificar a Deus
. Servir é glorificar a Deus
. Salvação é glorificar a Deus
. Regeneração é glorificar a Deus
. Justificação é glorificar a Deus
. Santificação é glorificar a Deus
. Glorificação do corpo será para glorificar a Deus
. Volta de Cristo é glorificar a Deus  2 Ts 1:9

Eu sou feliz quando compreendo que Deus (Jesus Cristo) glorificou a Deus (Pai) e chama-nos para glorificar Deus( Espírito Santo) em total comunhão tri-una através da oração, jejum, palavra, comunhão com os irmãos da fé.

O Senhor dos céus e da terra, Deus de AMOR e Felicidade, nos revelou o caminho a seguir....você está disposto a ser feliz?

'' Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna'' Jo 3:16


Amém!



4 comentários:

Cara, BENÇÃO.
Sem dúvidas a verdadeira felicidade esta em Cristo....
E esse texto todo deixa isso mais que claro.

Deus te abençoe Thiago, que venhamos entender melhor o que é ser um atleta de Cristo.

''Deus é mais glorificado quando você está mais satisfeito nEle''...

hoje enquanto estava a caminho da Glória encontrei jogados na rua vários daqueles pedacinhos de papel colorido com passagens bíblicas. Tentei ignorá-los mas um antigo hábito me fez abaixar para pegar um deles, e por acaso veio dois. Fui meditando sobre eles pelo caminho, pensando na razão do serviço cristão. Eis as passagens:

"Porventura o homem será de algum proveito a Deus? Antes a si mesmo o prudente será proveitoso." - Jó 22,02

curiosamente esta passagem já basta para afirmar que Deus NÃO é mais (nem menos) glorificado quando você está mais (ou menos) satisfeito nEle.

A outra passagem:

"Porque os retos habitarão a terra, os sinceros permanecerão nela." -Prov. 2,21

A razão da felicidade a qual Cristo se referiu, transmitiu e sacrificou-se para garanti-la a todos os seus semelhantes era esta: abraçar a humanidade a ponto de sacrificar a própria felicidade pela felicidade de muitos. Hoje muitos dos que se rotulam cristão se interessam apenas na própria salvação e dão as costas para o mundo e seus problemas, rezam por um tal de arrebatamento, esperam por uma espécie de céu ou pior pregam o fim do mundo e ao invés de edificar, destroem a esperança daqueles que realmente abraçaram a cruz de cristo - as pessoas que realmente dedicam suas vidas em prol do bem estar dos outros, de forma objetiva e sincera. Como afirmou a passagem acima, sinceridade e retidão são sinônimos. Não perca a fé no mundo nem nas pessoas, caso contrário será impossivel você obedecer os mandamentos de Cristo.

Ei meu amigo Dan, a paz!
Creio que você não entendeu o sentido da satisfação em Deus e relação com a sua glória. O Mundo (kosmos) já glorifica o nome do Senhor...a terra é uma pequena partícula que Deus criou e colocou o homem para habitar...todo o céu, todas as estrelas, galáxias, supernovas, tudo isso é pra glorificar o nome do Senhor, pois é quando mais nos sentimos maiores e inteligentes, evoluídos, é que realmente compreendemos o quando somos pequeno, uma pequena fração da glória de Deus.
O termo ser mais glorificado quando se é satisfeito nEle é pq ninguem pode dar o que não tem...segundo a bíblia o homem se tornou morto espiritual, perdeu a ligação com a fonte do Amor ao Próximo, Alegria, Paz, Paciência, Bondade, Solidariedade, o ser humano é incapaz de pensar nisso se não for pelo convencimento do Senhor...pois ''não há ninguém que faça o bem, nenhum sequer'' Sl 14:3; Rm 3:11-12. Toda e qualquer ação do homem está comprometida com o seu pecado...ou é isso ou Deus é mentiroso, e como estamos falando da bíblia, ela atesta em Nm 13:19; Tt 1:2...sendo assim, o amor ao próximo, sinceridade, retidão, estão comprometidos com a natureza ruim do ser humano, suas ações e pensamentos estão compromissadas...e como alguém pode dar o que não tem ao mundo? dar a humanidade?
Ai você compreende enfim o sacrifício de Jesus, e entende as palavras: '' o reino de Deus está dentro de vós'' Lc 17:20-21; Rm 14:17.
E pra fim de dúvidas à respeito dos versículos citados...Provérbios confirma que só os retos e justo herdarão a terra...e quem é justo se todos pecaram? Pensei nisso!
Jó 22:2 a fala é de Elifaz, amigo de Jó, e não de Deus...sendo este Elifaz repreendido por Deus no fim do livro, Jó 42:1.

Deus é mais glorificado quando estamos mais satisfeitos nEle é a compreensão que nada podemos dar senão aQuele que é tudo e por todos e vive nos fazem a tua vontade.

Deus te abençoe amado irmão.

E aew parceiro Thiago =)

Agradeço muito por você ter se dignado a esclarecer este assunto e analisar o conteúdo das passagens citadas por mim. Compreendo o sentido da expressão em questão e fico feliz com a forma como minhas palavras estão sendo consideradas, e acredito que impasses assim podem nos ajudar muito a fortalecer a nossa fé.

te vejo em breve irmão, para desenvolvermos este assunto.

Té lá Paz e Bem a todos!

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...