terça-feira, 24 de agosto de 2010

Porque a Igreja deve fazer boas obras?

Posted by Atleta em Cristo On 06:15 3 comments


Porque a igreja deve fazer boas obras? -  Ef 2:8-10

Será que um homem inerente mau pode fazer obras inerentemente boas? Pode um indivíduo 
caído, em pecado, realizar obras que sejam boas aos olhos de Deus?

Ao olhos de Deus nossa justiça não passa de trapas de imundície. Is 64:6

Profeta Jeremias perguntou? Pode o etíope mudar sua pele? ou o leopardo as suas pintas?  Assim também vocês são incapaz de fazer o bem, vocês que estão acostumados a praticar o mal. Jr 13:23

Pode o homem ser salvo por suas obras?

Essa resposta pode ser dada de diferentes maneiras. O espiritismo por exemplo, diz que não há salvação fora da caridade. Logo, o homem dentro do ensino espírita é salvo dentro da caridade e suas obras,  e por isso são pródigos em criar orfanatos, instituições filantrópicas, sanatórios, creches. A doutrina romana diz que o homem é salvo pela fé e pelas obras. Ou seja, as obras são completemos da obra de Cristo. As obras estariam em pé de igualdade com o sacrifício de Cristo. Fé e Obras igualmente. Lutero parte para outro extremo anulando as obras como evidência de salvação. Tendo ele Lutero, considerou a carta de Tiago sem peso.

Há algum conflito entre Paulo e Tiago?

Paulo diz que pelas obras ninguém será justificado, salvação é pela fé e não obras. Rm 3:19-25
Tiago diz que fé sem obras é morta. Tg 2:26. Não há contradição.
Paulo escreve aos judaizantes, aos que queriam voltar a lei seguindo os ritos do judaísmo para entrar no céu. Já Tiago dizia aos crentes, que diziam salvos mas não provavam na vida a transformação do seu caráter.
Paulo olha para a causa da salvação, a fé. Tiago olha para a evidência da salvação, as obras. Paulo condenou as obras como meio de salvação. Tiago condenou a fé que não gera obras. Paulo fala em fé. Tiago fala em obras. Ambos falam da mesma salvação. Fé que produz obras. E obras que provam a fé. Paulo olha pra causa. Tiago olha para o efeito da mesma salvação. Paulo não combateu as obras. Tiago não combateu a fé.

Porque a igreja deve fazer boas obras?

''A salvação é só pela fé, mas vem acompanhada das obras'' Calvino.

1o - Porque é o propósito eterno de Deus para a igreja. Ef 2:10
Deus preparou de antemão para nós praticarmos. Plano eterno de Deus que a igreja seja um povo criado em Cristo PARA as boas obras e não POR CAUSA das obras. De tal maneira que as obras não são a causam da salvação mas são a evidência, o resultado e consequências da salvação. Que  eu e você sejamos operantes, ativos, dinâmicos, frutíferos e ricos em boras. Deus que trabalhou em nós, estará trabalhando em nós para as boas obras. De forma que somos a extensão do corpo de Cristo na terra. Somos os braços estendidos da misericórdia de Deus aos homens. Deus age no mundo revelando seu amor através igreja, pela prática das boas obras.

2o - Porque as boas obras são grande objetivo da nossa redenção em Cristo. Tt 2:14
Jesus não foi a cruz, sofreu o castigo da lei, a penalidade do nosso pecado, não verteu o seu sangue no calvário para criar pra si mesmo um povo omisso, inoperante, infrutífero, mas para purificar um povo zeloso, que praticasse as boas obras com abundancia, de maneira que seu nome fosse glorificado na terra. Não fomos inserido no corpo de cristo pra sermos um membro inoperante, atrofiado.

3o - Ordenança de Deus para a igreja. Mt 5:14-16
A igreja é um luzeiro a brilhar no mundo. Como uma Cidade no alto de uma montanha. O mundo está olhando para a igreja, o mundo vê Jesus por meio igreja. O mundo tem que ver na igreja  e ver essa luz brilhando essas boas obras para glorifique a Deus que está nos céus.
Tm 6 : 17-18. A ética bíblia é que Deus dá não para acumular, mas para repartir. Que os ricos pratiquem o bem e sejam ricos de boas obras. Tornar-se padrão em boas obras. Tt 2:7. Ser éticos com a consciência regeneradora para as boas obras. Tg 4:17.

4o - Porque quem está ligado a videira verdadeiro produz frutos. Jo 15:1-17
   Se o ramo não está ligado a videira que é Cristo, você não pode jamais produzirá boas obras
Se o ramo não está ligado a videira que é Cristo, você não pode jamais produzirá boas obras. Você pode até dizer: E aquele que pratica a caridade? Quando a bíblia diz boas obras, o adjetivo 'boa' faz a diferença. Porque as boas obras tem que ter uma motivação certa. Pessoas que praticam obras que embora ajudam alguém, tem a motivação equivocada. Quando alguém faz obras para se autopromover, envaidecer-se, acender holofotes em si mesmo, projetar seu próprio nome, alcançar com isso favor de Deus, com isso pensar que está merecendo salvação, essas obras aos olhos de Deus não passam de trato. Is 64. Pois é tentativa vã de comprovar o merecimento. Por outro lado, quem está ligado a Cristo, videira, e não produz frutos, algo está errado na sua vida. Porque se a seiva que está na videira não passar pros galhos da videira, é porque este galho não está ligado a videira. Desta maneira a bíblia diz que o ramo que não produz fruto será cortado. Não temos alternativa a não ser produz frutos, muitos frutos e nisso será glorificado nosso pai.

5o - Porque as boas obras são evidência de uma fé verdadeira. Tg 2:17
Corpo de Cristo produz a boa obra de
Jesus no mundo pela Igreja.
Se dizes que crer em Deus é suficiente. Tiago responde: sabes tu que Deus é um só, sabes que até os demônios crêem em Deus e tremem. João batista disse aos batizados no rio do Jordão, quem tinha duas túnicas que desse ao outro, quem tivesse comida que repartisse. Aos soldados, ao chamado da evidência da salvação, que não cobrassem propinas, não se aproveitassem do próximo, não tratassem as pessoas com nepotismo. O que podemos fazer para evidenciar nossa crença em Deus? Que temos o caráter bondoso do Pai celeste? Que estamos ligados a essa videira verdadeira que é o Senhor Cristo? Tem sido generoso, uma palavra de ajuda, consolo, ânimo para as pessoas aflitas  a a sua volta? Tem estendido suas mãos aos necessitados sua volta? As pessoas vêem Deus através da sua vida, postura, suas obras?

6o - Porque as boas obras aliviam as necessidades das pessoas. Hb 13:1-3
Senhor Jesus diz em At 10:38. Jesus contou a parábola do samaritano. O único homem chamado de bom na bíblia, Barnabé, foi o homem bom cheio de fé e do Espírito Santo que investiu em Saulo de Tarso quando a igreja em Jerusalém desistiu dele. Um homem que pegava suas propriedades e vendia para socorrer necessidades. Um homem capaz de investir num moço jovem, imaturo, rejeitado pelo próprio Paulo nas viagens de João Marcos para transformá-lo num grande pilar da igreja no I séc.
O que você pode fazer? Na Inglaterra George Muller criou orfanatos e sustentou através de ofertas milagrosas 3.000 crianças. Robert Raikes que criou a Escola Bíblia dominical para educar e evangelizar jovens, crianças perambulantes pelas ruas. Dar alimentação a elas, ensiná-las a Palavra de Deus.

7o. - Para provar o verdadeiro amor de Jesus. 1 Jo 3:16-18
Tenho eu demonstrado que sou salvo pelas boas obras? Qual foi a última vez que encorajei alguém, ajudei alguém? Qual foi a última vez que alguém contactado comigo saiu dando glórias a Deus? James C. Runter do livro Monge e Executivo diz: o amor não é aquilo que ele diz, o amor é aquilo que ele faz. O mundo está cheio de palavras, o mundo precisa de ações de amor.

8o - Porque vamos comparecer diante do tribunal de Cristo para sermos julgados segundo nossas obras. 2 Co 5:10; Ap 20:12; Mt 25:34-46
O Pecado que Jesus da destaque é o da omissão de não praticar obras que glorificam o nome de Deus. Ecl 12:14 diz que o Senhor irá trazer do oculto todas as provas, quer sejam boas ou más.. Mt 16:17 Jesus diz que o Pai retribuirá cada um conforme suas obras. Dt 16:16 diz que não é sábio, prudente, conveniente, comparecer ao trono de Deus de mãos vazias. Dn 5 diz que vamos ser pesados na balança de Deus. 1Co 3:10-15 Paulo diz que se construirmos sobre o fundamento que é Jesus com palha, fendo, madeira, essas obras serão queimadas e você será salvo através do fogo mas não receberá  galardão. Mas se construir com ouro, prata e pedras preciosas, você será salvo e também receberá galardões. Jesus diz que até um copo de água fria que der em nome dele não ficará sem recompensa. E aquele que receber uma criança em seu nome, você recebe aquele que o enviou.
Ap 14:13 As nossas obras não podem nos levar para o céu, mas nós podemos levar nossas obras para o céu.

Você tem sido padrão dos fies nas boas obras? Você ainda não tem agido desta maneira, talvez esteja vivendo uma vida cristã frustrante. Descubra o seu lugar no corpo de Cristo. Deus não te chamou pra preguiça, pro ócio. Deus te chamou pra trabalhar enquanto é dia, enquanto tem vigor. Não deixe para depois pois amanha pode ser tarde. 

Lança o teu pão sobre as águas e depois de muitos dias você tornará a encontrá-lo. Lance tua semente porque você não sabe qual vai frutificar. Ecl 11:1

Deus o abençoe! 

3 comentários:

Boa obras precisam ter uma motivação certa para serem classificadas como tal, e saber identificar a razão que nos motiva a praticar a caridade de bom agrado é um ótimo termômetro pra medir tanto nossa fé quanto nosso caráter.
Ressaltando que boas obras devem ser praticadas com liberdade de consciência e não movidas simplesmente por emoções, apesar de ser difícil. Desta forma estaremos criando um hábito natural de ajudar que será praticado conscientemente e não conforme as emoções do momento, que em muitos casos podem atrapalhar mais do que ajudar ao nos criar uma falsa impressão de um necessitado ou de suas reais necessidades.

Um ótimo artigo que esclarece muito bem a razão dos deveres sociais que um cristão tem e porquê tem.

Gostaria de saber quem e o autor?

Autor é o Hernandes Dias Lopes, adaptado e ajustado por mim, Thiago Schmidel. Deus o abençoe!

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...