sexta-feira, 11 de junho de 2010

Jogando com Fé, vencendo o Adversário

Posted by Atleta em Cristo On 06:57 1 comment


Jogando com Fé, vencendo o Adversário.

Esse é o tema que vem ao meu coração após algum tempo sem postar no referido blog, Atletas em Cristo. E me sinto na responsabilidade como representante de uma geração esportista brasileira, no qual 9 em 10 se declaram evangélicos (segundo fontes), estar aqui inferindo alguns aspectos espirituais, filosóficos e visíveis da manifestação de fé no meio esportivo e seus embates em meio a opinião secular e até simpatizantes a fé cristã.

É bem verdade que a realidade desses 'convertidos a fé cristã' estão bem aquém da realidade do Evangelho de Jesus Cristo. Muitas vezes aparece como religiosidade, como fuga, como recompensa de gratidão[barganha] pela vida promíscua, individual, egoísta, vaidosa e egocêntrica. E digo isso com propriedade pois estou inserido em meio à essas causas desprovidas de conhecimento real do verdadeiro Evangelho de Cristo, contudo, Deus é quem prova e conhece os corações (Sl 139:23, Pv 5:21, Pv 16:2), e só a Ele pertence a justiça para todo o sempre.

Mas tanto aos convertidos e 'convencidos' a fé cristã, um fato é relevante e importante, há uma batalha declarada e já advertida por Jesus aos seus imitadores. '' O ladrão vem apenas para matar, roubar e destruir; eu[Jesus] vim para que tenham vida, e a tenham plenamente'' Jo 10:10. Paulo, apóstolo, ministro, servo e imitador de Cristo diz em Efésios 5:10-18 aponta a nossa real luta, o real adversário, e condiciona a nos proteger com nossas caneleiras da fé apagando as setas inflamáveis do Maligno, chuteiras do evangelho da paz, cinto da verdade, couraça da justiça e o capacete da salvação e a espada do Espírito que é a Palavra de Deus inserida nas nossas mentes, razões, emoções, nos exortando durante toda essa 'partida futebolística-espiritual' travada dentro e fora de campo até a consumação dos séculos, os 90 minutos eternos de uma batalha passageira até que recebamos a coroa da vida (Ap 2:10; Tg 1:12), a glorificação, plenitude da vitória.

Não é de hoje que a manifestação pública de fé causa transtornos e incômodos aos outros. O simples fato de ser chamado de judeu provocou durante milênios batalhas incessantes contra esse povo, atribuído como o povo de Deus, o povo no qual o Senhor revelaria sua glória, seu caráter, seu amor incondicional e suas promessas, incluindo a redenção de todos que se achegassem a ti, (Rm 1:16-17; Jo 6:37) e que se arrependam dos seus pecados, todas as nações e povos, tribos e raças, e até jogadores de futebol convencidos (At 17:30; 2 Pe 3:9).

Em algum ponto da sua vida futebolística, enfrentará os Sambalates e Tobias (Ne 2:19). Reconstruir os muros da fé, do caráter, da dignidade, da verdade, os interesses do reino de Deus nessa terra, a vida de gratidão de louvor a Deus, as expressões públicas de fé, os dízimos, ofertas, e todo o seu fôlego para o Senhor lhe renderá oposições. Jesus nos exortou dizendo: No mundo tereis aflições, contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo'' (Jo 16:33), e que participaremos do sofrimento por Cristo Jesus como também participaremos da sua glória (1Pe 4:12-19; Rm 8:16)

A pouco pude ler e me atualizar dos fatos ocorridos na faixa de Gaza, a flotilha interceptada pelo exército israelense. Grande parte da mídia mundial apontou o ocorrido como violência, ato irracional de israel, sem ao menos consultar as razões de auto-defesa do povo israelense. Flotilha que carregava material militar e manifestantes simpatizantes do Hamas, grupo terrorista. Isso sintetiza muito a vigência que ocorre no mundo espiritual que vigora influenciando o mundo físico, o ódio eterno dos árabes e muçulmanos ao povo Israelita e a frota de nações e poderosos cegos pelo deus dessa era (2 Co 4:4).

Não é diferente no mundo dos atletas. Enquanto o normal é ser milionário, egoísta, mulherengo e vaidoso ao extremo, cujos atos ninguém condena, antes aplaude, comenta e toma como exemplo, a saber a mídia que bombardeia todos os dias os leitores e telespectadores sobre a vida íntima desses atletas da vida mundana, rodopiando cada dia com uma mulher-fruta, uma festa-comunitária, e um evangelho de fachada. Do outro lado, o atleta que valoriza a família, a amizade, a gratidão a Deus, ajuda aos irmãos da fé (Fp 2:3-4; 1Ts 5:12-16), a visão de reino, de alegria sincera, de santidade, de fé, produzem inveja, raiva, fúria, incomodação dos Sambalates e Tobias (Ne 4:1-2; 7) e isso é sinônimo de que uma grande batalha está sendo travada nos campos da vida real e espiritual.

Finalizo com as palavras de Neemias 8:10

'' Podem sair[a pregar, viver, explanar sua fé], e comam e bebam do melhor que tiverem[bençãos de Deus na sua vida], e repartam com os que nada têm preparado[principalmente os irmãos da fé]. Este dia é consagrado ao nosso Senhor. Não se entristeçam[o mundo jaz do maligno, mas vencido por Cristo] porque a alegria do SENHOR os fortalecerá''

Deus abençoe os Atletas em Cristo,
de Cristo,
por Cristo,
e para Cristo,

A honra seja somente a Ele.

Amém!

Thiago Schmidel.




1 comentários:

Querido amigo Thiago,

A paz do Senhor!

Acabei de inserir seu blog em minha lista... Desculpe-me por não ter feito isso antes. Foi um lapso. E eu pensava que já tinha inserido seu blog à minha lista...

Vou lhe mandar o material amanhã, sem falta, aí no ES.

Um grande abraço.

CSZ

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...