segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A Palavra que Alimenta

Posted by Atleta em Cristo On 07:54 5 comments


















Quando a Palavra se torna Idioma em nós 

Logo pela manha, acordei e vi uma lista de palavras traduzidas do alemão para o português sobre a mesa da cozinha. Com certeza é de algum dos rapazes que dividem comigo nesta casa. Então me lembrei de outro dia quando fui abordado por um deles com a seguinte frase: Thiago, como você conseguiu aprender alemão em tão pouco tempo, ou com maior facilidade no mesmo espaço de tempo que outras pessoas?
E é baseado nisso que eu quero comentar de onde tirei a lição do aprendizado, a saber, meu grande manual de Conhecimento, a Bíblia.

Enquanto alguns desses jovens se dedicavam à interesses menos prioritários como filmes, saídas de carro, discotecas, longas horas de papos sem significância no msn, tempos enormes de buscas sem sentido no orkut, caçando algo com o que se impressionar, bem, eu estava também na internet, mas estudando. Os materiais usados foram a Internet, um dicionário, e a Bíblia. A bíblia? Mas porque a Bíblia alguns diriam?
Porque é de lá que vem toda inspiração, toda sabedoria, todos os idiomas, os caminhos mais curtos e seguros para aqueles que lêem realmente esse manual da vida de coração aberto, com a maior prioridade.

Acredito que muita gente tem aprendido o básico dos idiomas, o básico da bíblia, porque tem aprendido com professores, pastores, com cursos, seminários, com fórmulas montadas, doutrinas formalizadas, mas sem experiências diárias, dialetos, convivências, expressões esporádicas, astúcia involuntária.

Não quero lhes ensinar como eu aprendi o alemão e o italiano, mas como cada um de vocês são capazes de aprender por um esforço diário, com voluntariedade de querer pronunciar as palavras com rispidez, precisão e certeza. E eu digo isso também com a Bíblia do lado, vou lhes explicar o porque.

Não da para aprender nada com exatidão se não houver dedicação e entrega, não se consegue extrair o máximo do idioma se você não vivenciar isso dentro de ti. Os nossos pensamentos devem ser confrontados diariamente com o idioma no qual se pronuncia verbalmente e mentalmente. O modo de pensar, de agir, de formalizar frases, deve ser totalmente incumbido pelo material ingerido e digerido em nós.
Portanto, não posso falar alemão pensando em português, assim como não posso falar a Palavra com o meu próprio idioma ou intelecto humano, ela deve estar inserida dentro de mim totalmente.

Vejamos o que diz o Salmista:
''Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti.'' 119:11. ''Tenho prazer nos teus decretos, não me esqueço da tua palavra.'' 119:16

''Tenho mais entendimento que os anciãos, pois obedeço a tua Palavra.'' 119:100

''A explicação das tuas Palavras ilumina e dá discernimento aos inexperientes.'' 119:130


E também outros homens de Deus falam à respeito da Palavra neles.
''Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua Palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR Deus dos Exércitos.'' Jr 15:16

''Dedique à disciplina o seu coração, e os seus ouvidos às Palavras que dão conhecimento.'' Pv 23:12


Vemos que dedicação e estudo ainda não é tudo. Devemos absorver a palavra no qual estamos nos dedicando. Devemos tê-la como alimento em nós, pois é ela que vai energizar todo o funcionamento do meu corpo, vai estar sempre em prontidão pra qualquer circunstância da vida, sem que eu necessite de qualquer outro alimento ou alguém para me sustentar e ajudar.

Com a bíblia não é diferente irmãos, vejamos o que ela nos diz à respeito da Palavra nos Evangelhos e Cartas às Igrejas.

''No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus.'' Jo 1:1


''E a Palavra se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do ''Pai, cheio de graça e de verdade.'' Jo 1:14


''Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um.'' 1 Jo 5:7


''Sejam praticantes da Palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. Aquele que ouve a Palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência.'' Tg 1:22-24


Como vimos, a Palavra deve habitar em nós como alimento, a Palavra que é Jesus deve estar agindo em nós o tempo todo, aprendemos mais da Palavra quando lemos a Jesus, quando ingerimos suas ações, seus olhares, seus perdões, seus carinhos, seus toques milagrosos e toda plenitude de Amor.

E o autor de todos os idiomas Universal, não poderia nos deixar órfãos queridos, deixou-nos um professor esplêndido, que ''testemunhará a meu respeito''...''receberá o que é de Jesus e tornará conhecido a nós''...''lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse''.....a saber, o Espírito Santo, o Espírito da Verdade que habita em todos os que tem a Palavra dentro de si, Jesus Cristo.

''E vós tendes a unção do Santo, e sabeis tudo'' 1 Jo 2:20


Deus os abençoe, em Cristo Jesus.

Amém.

5 comentários:

Gostei do Atleta de Cristo, muito bom o blog e o seu conteúdo. Vou seguir. Gostei da aula sobre determinação. pois é, enquanto alguns desperdiçam precioso tempo com bobagens, nós o gastamos com a Palavra de Deus, buscando-a sempre!
Deus nos abençoe e vou seguir teu blog. Apareça para ler meus testemunhos.
um abraço!

Amada Marisete, você tem o nome de uma líder na minha igreja, no qual eu admiro.
Meu desejo é que a Palavra seja sempre um alimento maravilhoso na sua vida, um manancial de prazer e abundância.
Deus te abençoe.
Vou passar no teu blog e ver os teus testemunho.
A paz do Senhor!

Ola Thiago!


Graça e Paz!

Vim conhecer seu espaço digital. Bom posts! A internet é um espaço precioso onde podemos falar de Jesus e discutir diferentes pontos de vista!

Aproveitando, faço uma apresentação do meu blog:

Genizah é um blog cristão diferente. Hilário e divertido, mas que não dispensa a seriedade na defesa do Evangelho. Uma mistura bem balanceada de humor, denuncia e artigos devocionais. No Genizah, você fica sabendo da última novidade do absurdário "gospel", mas também não falta material para inspiração e ótimas mensagens dos melhores pregadores. Genizah é um blog não denominacional apologético, com um time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.

Aguardo sua visita. Vamos nos seguir!

Abraços em Cristo e Paz!

Danilo Fernandes

http://www.genizahvirtual.com/

irmao fikou coisa linda seu blog
q deus te ilumine sempre
vc merece mas q isso irmao
ele vaii te honrar sempre
vc pessoa maravilhosa
merece realizar tdos seus sonhos
fik na paz irmao
sucessso sempre
e nos

queeeeee lindo meu maninho blogueiro!
tá super edificador isso aqui maninho.
Concerteza mt gente vai passar por aqui, entrando vazio e saindo cheinho! rs
parabéns por ser benção ate na pagina da web!
sucesso aqui.
bjs, isabella!

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...