quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Caminho do Discípulo

Posted by Atleta em Cristo On 12:48 No comments



Caminho do Discípulo - Mt 28:19, Mc 16:15

''E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura...''Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo''

Mateus e Marcos, discípulos de Jesus registraram essas palavras de Jesus no qual iniciaremos nossa jornada por esse trajeto estreito denominado: Caminho do Discípulo.

Muito se tem dito sobre ser Evangélico, Cristão, Protestante, principalmente no meio esportivo. Vejo alguns atletas estamparem em suas camisas, chuteiras e acessórios a logomarca 'gospel', I belong to Jesus, Jesus Te Ama, Jesus Vive, etc...



Mas pouco se tem dito sobre ser um Discípulo de Jesus, e de fato, isto não é para ser dito, mas vivido. 

Desejo iniciar através dessa série de post, grandes verdades à respeito da vida de um Discípulo de Jesus, as atitudes, os modos, pensamentos, para que de fato possamos entender o real significado de seguir a Cristo, e ser de fato um Atleta em Cristo não somente de Palavras, mas sobretudo de verdade e compromisso.

DIFERENÇAS ENTRE CRISTÃO E DISCÍPULO

Cristianismo =  aquele que segue uma religião monoteísta centrada em Jesus, 

Discípulo (Jesus)= aquele que recebe o ensino de alguém, segue a pessoa que o ensinou, seja um mestre, líder, pensador (Jesus)

Ainda que ambos enfatizem a fé em Jesus Cristo. Um é religião, outro é consciência. Um é conversão ao conjunto de doutrinas, credos, outro é conversão à uma Pessoa. Um é teologia, outro é espírito e compromisso. Um é denominação institucional, outro é vida desinstitucionalizada.  Um pode ser manipulada no exterior, outro é reflexo do interior. Uma pode deformar a fé, outra pode deformar a consciência egoista. Um gera morte, guerras, outro gera vida, verdade e liberdade. Um se comercializa, se vende, se corrompe, outro é certeza de integridade.

A ORDEM DE JESUS

Jesus ordena nos respectivos versículos citados...pregar o Evangelho a toda criatura e ...fazer discípulos(ensinar).

. Pregar o Evangelho
Anunciar o Evangelho, ou boas novas, isto é, que Deus conciliou-se com o mundo através da pessoa de Jesus Cristo.

. Fazer discípulos
Ensinar o Caminho que Deus providenciou através de Jesus. Ensinar a visão de Deus sobre os homens, sua graça, soberania, misericórdia, ira, justiça, santidade, dentre outras virtudes de Deus expressas em Jesus. Ensinar como Jesus interpretou a Bíblia, isto é, como ele viveu-a.

DISCÍPULOS NÃO SÃO SOMENTE OS 12, MAS MUITOS OUTROS

. Havia outros discípulos junto aos 12. Lc 6:17;
. Missão dos setenta discípulos. Lc 10:1-24
. José de Arimatéia também era discípulo oculto. Jo 19:38
. Em Atos já haviam 10x mais discípulos. At 1:15
. Número crescente de discípulos na Igreja Primitiva. At 6:1
. Jerusalém já continha discípulos de Jesus. At 6:7
. Ananias em Damasco na Síria. At 9:10
. Paulo se tornou discípulo. At 9:26
. Antioquia havia discípulos(aqui vieram a ser chamados cristãos). At 11:26

CAMINHO CRISTÃO X CAMINHO DO DISCÍPULO

Antes de serem chamados Cristãos, os discípulos eram denominados os do Caminho. Saulo perseguia a religião Cristã, o cristianismo e não uma pessoa específica(At 9:1-2; 22:4)

Caminho Cristão: religião de um monte de seguidores, vida sem compromisso, religiosa, falsos convertidos.

Caminho do Discípulo: promessa da convocatória de Jesus, vida centrada na pessoa de Jesus e tão somente a maneira como Ele interpreta a vida, a consciência, a justiça e o juízo de Deus. Transformar outros em discípulos. (Is 54:13), 700 anos profetiza as palavras de Jesus, que se realizaram em Sua vida andante.

CONDIÇÕES PARA SER DISCÍPULOS 

Jesus deixou-nos instruções quanto ao seu discípulo. Jesus é o mestre por excelência. Jesus nos avisou que o Caminho, a Porta é estreita porém gera a vida eterna(Mt 7:13-14)

1a Condição: Discípulo nega a si mesmo. Mc 8:34
A pessoa que se dispõe a seguir a Cristo Jesus, deve renunciar a si mesmo. Suas paixões, desejos, pensamentos, filosofias. Toda concepção de justiça, santidade, relativização. Enfrenta o seu eu caído pelo pecado.

2a Condição: Discípulo deixa a família, muda as prioridades. Lc 14:26
O caminho é mesmo estreito. Se tem algo que carregamos em nossa herança interior é nossa família. Os valores da família são inquestionáveis, e prioritários. Se você é um atleta da vida, entenda que seguir a Jesus é mudar a sua prioridade, e amá-lo acima de todas as coisas(Mc 12:33).

3a Condição: Discípulo verdadeiro permanece no ensino. Jo 8:31
Uma pessoa verdadeiramente seguidora de Jesus não só ouve as suas palavras, mas também as pratica. Ele permanece no ensino do seu mestre, e aplica diariamente na sua vida( Sl 1).

4a Condição: Discípulo ama o seu próximo como a ti mesmo. Jo 13:35
Oh quão difícil é seguir a Cristo. Apertado e indigesto é amar a quem nos faz tanto mal, quem nos deseja o pior, quem deseja estar no nosso lugar e ambiciona nossa vida. Mas se de fato quer ser um discípulo verdadeiro, esse é o mandamento condicional ou então seja somente um cristão.

5a Condição: Discípulo dá muitos frutos. Jo 15:8
Na verdade esse último é um acontecimento natural e legítico do verdadeiro discipulado em Cristo Jesus. De fato, todo aquele que segue a Cristo, segue essas condições, está conectado a Ele por meio de seu Espírito, e passa a dar muitos frutos, de vida, de paz, de amor, de alegria, de bondade, mansidão...porque Jesus foi e é assim (Gl 5:22)

PARTICULARIDADE DO DISCIPULADO

Quando se é discípulo verdadeiro, existe alguns benefícios. Muitos segredos são explicados, parábolas reveladas e ensinadas. O próprio mestre ouve as tuas perguntas e lhe revela coisas indizíveis que não subiu ao coração do homem (Mt 13:36; Mc 4:34; 1 Co 2:9; Dn 2:28; Sl 25:14).

Discipulado Perfeito = perfeição de discípulo, das 5 condições, o discípulo que busca, que se interessa, gosta de aprender, compartilhar, ensinar, por em prática. Deixa de ser somente um discípulo para fazer outros discípulos.

Falha do Discipulado = dificuldade em criar laços, vínculos, desconexão total, falta de proximidade, distanciamento. Fala-se demais, ensina-se de menos. Prega-se de mais, vive-se de menos. Impõe demais e assiste de menos.

Obs: Todo discípulo que for perfeito será como o Mestre.


Avalie estas condições e tome sua decisão consciente pela fé e esteja no Caminho do Discípulo.

Deus abençoe sua vida.

Em Cristo,

Thiago Schmidel.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...